Armas de cerco para RPG | Help RPG
Carregando...

Armas de cerco para RPG

Deseja invadir um castelo ou outro local com fortificações muradas e de difícil acesso e não sabe como fazer esta empreitada? Talvez a lista abaixo te dê uma ajudinha na hora de projetar uma aventura que envolva este tipo de armamento.

Armas de cerco para RPG
Armas de cerco para RPG.

A listagem a seguir foram retiradas do livro guia do mestre D&D 5e. Apesar de ser 5e, é possível adaptá-las para outros sistemas. Principalmente D&D 3.5.

Armas de cerco são projetadas para assaltar castelos e outras fortificações muradas. Elas tem muito uso em campanhas caracterizadas por guerras. A maioria das armas de cerco não se movem pelo campo de batalha sozinhas; elas precisam de criaturas para move-las, assim como para carregar, mirar e dispara-las.

ARÍETE


Objeto Grande
Classe de Armadura: 15
Pontos de Vida: 100
Imunidade a Dano: veneno, psíquico

aríete
aríete
Um aríete consiste de uma plataforma móvel equipada com um tronco pesado suspenso por correntes presas em duas vigas no teto. O tronco é calçado com ferro e usado para bater em portas e barricadas.

São necessários pelo menos quatro criaturas Médias para operar um aríete. Devido à proteção do teto, esses operadores tem cobertura total contra ataques vindos de cima.

Batida. Ataque com Arma Corpo-a-Corpo: +8 para atingir, alcance 1,5 m, um objeto. Acerto: 16 (3d10) de dano de concussão.

BALESTRA


Objeto Grande
Classe de Armadura: 15
Pontos de Vida: 50
Imunidade a Dano: veneno, psíquico

balestra
balestra 
Uma balestra é uma besta maciça que dispara setas pesadas. Antes dela poder ser disparada, ela deve ser carregada e mirada. Leva uma ação para carregar a arma, uma ação para mira-la e uma ação para dispara-la.

Seta. Ataque com Arma à Distância: +6 para atingir, distância 36/144 m, um alvo. Acerto: 16 (3d10) de dano perfurante.







CALDEIRÃO SUSPENSO


Objeto Grande
Classe de Armadura: 19
Pontos de Vida: 20
Imunidade a Dano: veneno, psíquico

Um caldeirão é um pote de ferro suspenso para que possa ser virado facilmente, derramando seu conteúdo. Quando esvaziado, um caldeirão deve ser reabastecido – e seu conteúdo geralmente deve ser reaquecido – antes de poder ser usado novamente. São preciso três ações para encher um caldeirão e uma ação para vira-lo.
caldeirão
caldeirão

Os caldeirões podem ser enchidos com outros líquidos, como ácido ou limo verde, produzindo efeitos diferentes. Óleo Fervente. O caldeirão derrama óleo fervente numa área de 3 metros quadrados diretamente abaixo dele. Qualquer criatura na área deve realizar um teste de resistência de Destreza CD 15, sofrendo 10 (3d6) de dano de fogo se fracassar na resistência, ou metade desse dano se obtiver sucesso.

CANHÃO


Objeto Grande
Classe de Armadura: 19
Pontos de Vida: 75
Imunidade a Dano: veneno, psíquico

Um canhão usa pólvora para impulsionar bolas pesadas de ferro fundido pelo ar a velocidades destrutivas. Em uma campanha sem pólvora, um canhão poderia ser um mecanismo arcano construído por gnomos astutos ou engenheiros magos.
canhão
canhão 

Um canhão geralmente é sustentado por uma estrutura de madeira com rodas. Antes de ser disparado,
o canhão deve ser carregado e mirado. Leva uma ação para carregar a arma, uma ação para mira-la e uma ação para dispara-la.

Bola de Canhão. Ataque com Arma à Distância: +6 para atingir, distância 180/720 m, um alvo. Acerto: 44 (8d10) de dano de concussão.

MANGANELA


Objeto Grande
Classe de Armadura: 15
Pontos de Vida: 100
Imunidade a Dano: veneno, psíquico

Uma manganela é um tipo de catapulta que arremessa projéteis pesados em arcos elevados. Essa carga pode atingir alvos atrás de coberturas. Antes da manganela poder ser disparada, ela deve ser carregada e mirada. São necessárias duas ações para carregar a arma, duas ações para mira-la e uma ação para dispara-la.
manganela
manganela 

Uma manganela geralmente arremessa uma pedra pesada, apesar de poder arremessar quaisquer tipos de projéteis, produzindo efeitos diferentes.

Pedra de Manganela. Ataque com Arma à Distância: +5 para atingir, distância 60/240 m (não consegue atingir alvos a menos de 18 metros dela), um alvo. Acerto: 27 (5d10) de dano de concussão.



TORRE DE CERCO


Objeto Imenso
Classe de Armadura: 15
Pontos de Vida: 200
Imunidade a Dano: veneno, psíquico

torre de cerco
torre de cerco
Uma torre de cerco é uma estrutura de madeira móvel com vigas armadas e ripas em suas paredes. Grandes rodas ou rolos de madeira permitem que a torre seja empurrada ou puxada por soltados ou bestas de carga. Criaturas Médias ou menores podem usar a torre de cerco para alcançar o topo de muralhas de até 12 metros de altura. Uma criatura na torre tem cobertura total contra ataques de fora da torre.







TRABUCO


Objeto Enorme
Classe de Armadura: 15
Pontos de Vida: 150
Imunidade a Dano: veneno, psíquico

Um trabuco é uma poderosa catapulta que arremessa sua carga em arcos elevados, assim podendo atingir alvos atrás de coberturas. Antes do trabuco poder ser disparado, ele deve ser carregado e mirado. São necessárias duas ações para carregar a arma, duas ações para mira-la e uma ação para dispara-la.
trabuco
trabuco 

Um trabuco geralmente arremessa uma pedra pesada. Porém, ele pode arremessar outros tipos de projéteis, como barris de óleo ou desejos, produzindo efeitos
diferentes.

Pedra de Trabuco. Ataque com Arma à Distância: +5 para atingir, distância 90/360 m (não consegue atingir alvos a menos de 18 metros dele), um alvo. Acerto: 44 (8d10) de dano de concussão.
Ferramentas 905381223155063910

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados