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Tabela de Moedas D&D 3.5

A moeda mais comum que os aventureiros usam é a peça de ouro (PO). Com uma peça de ouro, o personagem consegue comprar uma algibeira, 15 metros de corda de cânhamo ou um bode. Um artista habilidoso (não necessariamente um mestre) é capaz de ganhar uma peça de ouro por dia.
Valores de troca de moeda D&D 3.5

A peça de ouro é a unidade padrão de medida de riqueza. Quando mercadores discutem negócios que envolvem centenas ou milhares de peças de ouro, a transação normalmente não pressupõe a troca dessa quantidade de moedas. Em vez disso, a peca de outro é usada como medida padrão e o negócio será realizado em barras de ouro, cartas de crédito ou bens valiosos. A moeda mais comum entre os plebeus é a peça de prata (PP). Uma peça de ouro vale 10 peças de prata. Uma peça de prata equivale a um dia de trabalho de um camponês, uma lâmpada comum ou uma refeição básica com pão, batatas cozidas, cebolas e água limpa.

Cada peça de prata vale 10 peças de cobre (PC). Uma peça de cobre pode comprar uma vela, uma tocha ou um pedaço de giz. As peças de cobre são comuns entre trabalhadores braçais e mendigos. Além das peças de cobre, prata e ouro, que as pessoas usam diariamente, os mercadores utilizam peças de platina (PL) que valem 10 PO cada uma. Essas peças não circulam normalmente, mas os aventureiros podem encontrá-las em meio a tesouros antigos.

A moeda padrão pesa 10 gramas (100 moedas pesam 1 kg, cinqüenta pesam 0,5 kg).
                                                                  Valor de troca
PC PP PO PL
Peça de Cobre (PC) 1 1/10 1/100 1/1.000
Peça de Prata (PP) 10 1 1/10 1/100
Peça de Ouro (PO) 100 10 1 1/10
Peça de Platina (PL) 1.000 100 10 1
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