Jogadores problemáticos | Help RPG
Carregando...

Jogadores problemáticos

Estes dias no Facebook vi um post de um rapaz se queixando de que um dos jogadores de sua campanha estava com um péssimo habito de interpretar seu personagem sendo arrogante com qualquer Npc e estragando o contexto da aventura. Além disso, não satisfeito, o mesmo roubava nas rolagens de dados. Lembrando deste assunto agora, resolvi traze lo pra cá para discutirmos um pouco sobre esta questão.
Jogadores problemáticos

Qualquer pessoa que já tenha passado uma longa data como mestre já sabe que de vez em quando alguns problemas aparecem, devemos estar preparados para lidar com os diversos perfis de jogadores durante nossa sessão. Conforme o início do texto, vamos focar em tipos de jogadores que são arrogantes com qualquer NPC, normalmente são jogadores que ao invés de buscarem uma boa narrativa, implicam com tudo o que aparece na aventura pelo simples prazer de se aparecer. Além disso, não satisfeitos tem a cara de pau de roubar nas rolagens de dados.

O Problema


Na minha opinião quando este tipo de situação acontecer, você como mestre deve em primeira instância chamar este jogador para se ter uma conversa numa boa. Você deve explica lo que tal atitude não está sendo legal para o contexto da aventura. Dê exemplos de situações onde a atitude que ele está tendo com o seu personagem, está comprometendo o grupo e o curso da história.

Por exemplo: "Não será nada legal você tratar com total falta de respeito um NPC que dentro do contexto da aventura deva ser tratado com o seu devido respeito e que a falta do mesmo, implica num destino trágico ao grupo"

O jogador deve entender que existem momentos onde este tipo de atitude é tolerável e existem outros momentos onde tamanha atitude não faça nenhum sentido. Cabe ao jogador saber usar o seu bom senso.

Bem, depois de que você mestre tenha explicado ao jogador problemático sobre tipo de situação e ele ainda permaneça na mesma. Eu sugiro as seguintes atitudes que vão depender do contexto da aventura, mas aqui vão alguns exemplos:

  • Desrespeitou um personagem super importante e poderoso: Bem, já que o jogador engraçadinho decidiu cutucar a onça com vara curta rsrs, pois bem. Dê a ele uma punição, esta punição pode ser desde um  rebaixamento moral onde o personagem vire motivo de piada até algo mais severo como uma pena de morte ou um desafio tão difícil que com certeza ele irá morrer.

  • Desrespeito contra personagens fracos e indefesos: Neste tipo de situação eu procuro agraciar o NPC com uma sorte incrível enquanto o personagem jogador desrespeitoso terá um grande azar. Permita que o jogador fique numa situação onde dependa da ajuda do personagem humilhado ou algo similar.

  • Desrespeito com mulheres: Quando eu me deparo com este tipo de situação dentro de um contexto totalmente sem sentido, eu simplesmente coloco situações onde o jogador pague mico. Ex: Deixo o personagem jogador se envolver com algum NPC do sexo oposto que não era exatamente quem ele imaginava ser. Ele pode sofrer alguma maldição, pode ser enfeitiçado e forçado a fazer algo que ele nunca faria e por ai vai...

Estes são alguns exemplos em alguma determinadas situações onde você pode contornar as besteiras que este jogador vem fazendo. Mas como descrito no início, nada melhor do que conversar antes numa boa.  Acredito que em última instancia você deva sugerir a saída deste jogador do grupo, mas antes que esta decisão chegue, faça as etapas descritas acima primeiro pois talvez ele aprenda que o que está fazendo não está sendo legal para o grupo.

O Roubo nos dados


Quando a roubo em rolagens de dados, eu nunca tive problemas pois quando eu mestro eu defino que todas as rolagens deverão ser transparentes para todos os jogadores. Dessa forma se o jogador X rolou um d20 para atacar, todos na mesa estarão vendo o resultado. Evite ao máximo deixar na responsabilidade do jogador fornecer o seu resultado total sem que você mestre constate a veracidade da informação.

Na minha opinião, esta dica deve ser usada para tudo dentro do jogo. Quando digo tudo, quero dizer que você deve usa-la para criação de personagem caso haja rolagem de dados, rolagens para quando o personagem passar de nível, combate, emfim... qualquer situação que exija uma rolagem, esta rolagem deverá ser transparente a todos os jogadores e constatada por você mestre.

Outra dica interessante é você já ter anotado os dados básicos das fichas dos jogadores de sua mesa. Ex: parâmetros de ataque, vida, dano, perícias e etc. Com isso além de evitar de ter de ficar perguntando toda hora sobre a informação, exclui a possibilidade do jogador mentir no calor do momento informações como ataque, vida ou etc achando que vai morrer na aventura.

Bem galera este post foi para tirar o jejum rsrs das postagens aqui no blog e além disso diferenciar um pouco o tema das postagens. Qualquer assunto que julgarem interessante para ser discutido é só deixar nos comentários que eu providenciarei uma nova postagem.

Agradeço pela leitura,

vlw

FUI!
Discussão 5162195783762417512

Postar um comentário

  1. Felizmente também não tive problemas com rolagens porque seguimos essa dica.

    Até hoje o único jogador problemático foi um que era inexperiente

    ResponderExcluir
  2. Foi como eu disse, nada como uma conversa numa boa a princípio.

    ResponderExcluir
  3. Eu já joguei com todo tipo de jogador... nosso grupo promovia encontros com jogadores da internet e isso trouxe uma grande variedade comportamental, esse tipo de player arrogante sempre foi se corrigindo na ação/reação, jogávamos vampiro a máscara, e desrespeitar os mais velhos quase sempre leva a destruição do personagem, ou uma surra bem feia... punição sem avisos deixa todos na mesa alertas sobre a consequencia das ações dos players. Mas tivemos tb um ou outro caso onde um conselho de administradores se reunia para banir um player... pois o comportamental da pessoa simplesmente estragava qq aventura de qq mestre ou narrador...

    ResponderExcluir
  4. Isso é bem complicado. Até entendo que um jogador possa ser assim por inexperiência, mas creio que ele deva ter o bom senso e saber entender o problema que é causado com este tipo de comportamento.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados