Como surgiu o Help RPG ? | Help RPG
Carregando...

Como surgiu o Help RPG ?

Neste artigo eu mostro para vocês toda a história de como surgiu o Help RPG e sua evolução ao longo do tempo. Se você gosta de ler histórias, sente, tome um café e vamos mergulhar nesta saga épica que já fazem anos.

Você já teve curiosidade de saber como surgiu o Help RPG?
Você já teve curiosidade de saber como surgiu o Help RPG?

A primeira versão do Help RPG foi datada em 09/09/2011 (com o nome de RPGhouse), naquela época eu estava dando os primeiros passos no mundo da programação e já queria criar algo relacionado ao RPG. O site a principio era tipo aqueles sites de vendas de card game, livros e entre outros. Na época eu queria fazer uma lista de cadastro das cartas de Magic e criar um formulário de busca que fosse muito melhor dos que eu costumava buscar. Quebrei quebrei a cabeça... mas não consegui fazer funcionar. Se liga no print! hahha

Primeira versão do Help RPG que de início era chamado de RPGhouse - Setembro de 2011.
Primeira versão do Help RPG que de início era chamado de RPGhouse - Setembro de 2011.
Além do cadastro das cartas de Magic eu queria fazer telas falando sobre RPG, oferecer material para Download e outras coisas como é de costume encontrar por aí no blogs. O RPGhouse nunca entrou no ar, eu nem ao menos sabia fazer isso. Segue outro print! kkkk

Página inicial do RPGhouse. Em princípio o objetivo era falar sobre RPG, magic e disponibilizar material para download. - Setembro de 2011.
Página inicial do RPGhouse. Em princípio o objetivo era falar sobre RPG, magic e disponibilizar material para download. - Setembro de 2011.

Depois com um pouco de experiência veio a surgir o NpcCriador (30/09/2012) que era um programa desktop que criava fichas de personagens e armas do livro de D&D. Nesta época eu vegetava a programação deste aplicativo, ficava horas e horas quebrando a cabeça para conseguir termina-lo.

Interface do NPCcriador. Programa desktop feito em java. - setembro de 2012
Interface do NPCcriador. Programa desktop feito em java. - setembro de 2012

Perceba que era bem fácil gerar uma ficha de personagem para colocar em sua aventura de D&D através deste utilitário.

Quando eu terminei o programa, fiquei super entusiasmado e logo dei um jeito de contactar o blog da Taverna do Elfo e dos Arcanios (hoje em dia parceiro do Help RPG) para publicar a minha novidade. O aplicativo foi bem recebido pela galera, eu fiquei muito feliz com isso e entusiasmado para produzir uma nova versão.

Entretanto, na época o pessoal reportou um bug onde as imagens que eu havia configurado não apareciam e além disso o programa não estava exportando a ficha para o bloco de notas. Isso tudo me deu um gás para produzir a próxima versão.

Uma observação sobre o NPC criador

Uma última observação sobre o aplicativo NPCcriador, caso alguém ainda o utilize e reclama de não ter conseguido exportar alguma ficha para o bloco de notas. Segua a seguinte instrução:
Coloque o arquivo executável dentro da sua pasta documentos do windows.

Tente fazer a exportação.

Acesse o caminho especificado no programa.

Estou dizendo isso, pois antes de fazer esta matéria eu fui utilizar o programinha e ele funcionou quando o deixei dentro da pasta Documentos do windows.

Tempos se passaram e eu percebi que desenvolver uma versão web seria melhor e mais fácil. Dessa forma saiu um outro projeto chamado Guia do Mestre (08/11/2012). Neste projeto surgiria a base que se segue até hoje no site do Help RPG que são o gerador de ficha, armas, armaduras, escudos e aventuras. Porém eu tive grandes dificuldades com o layout e com a sua hospedagem deste site. Segue um outro print!

Esta foi a primeira versão web que mais tarde se chamaria de Help RPG como vocês conhecem hoje.  - novembro de 2012
Esta foi a primeira versão web que mais tarde se chamaria de Help RPG como vocês conhecem hoje. - novembro de 2012

Página inicial do site Guia do Meste. Neste site eu apresento uma gama de informação que ainda consta no atual site do Help RPG como geradores de armas, armaduras, fichas, itens mágicos e etc.

A página que gerava as fichas aleatórias era mais interessante que a atual, pois ela renderizava a imagem da ficha oficial de D&D. Era bem interessante ver um modelo de ficha de D&D sendo montado instantaneamente. Segue o print desta tela, observe...

Gerador de fichas online do Guia do mestre. - novembro de 2012
Gerador de fichas online do Guia do mestre. - novembro de 2012
Embora este modelo seja bem mais atraente que o modelo atual, manter este layout está fora de cogitação. Pois ao colocar uma imagem de fundo, fica complicado fazer os números estarem em seus lugares quando o tamanho da tela é modificado.

Depois de um tempo eu decidi voltar a ativa com o Guia do Mestre, mas só que dessa vez tinha muito a favor para as coisas darem certo com relação ao layout do site pois eu já não tinha mais problemas com layout. Então depois de um grande esforço saiu a nova e atual versão Help RPG (03/11/2013) que é mantida até hoje e sempre será.

Segue o print da página inicial do Help RPG com seu layout mais leve e atraente com relação aos seus antepassados.

Primeira vez que a marca Help RPG aparece. Num site de layout novo e melhorado o site perpetua no ar até hoje. - novembro de 2013
Primeira vez que a marca Help RPG aparece. Num site de layout novo e melhorado o site perpetua no ar até hoje. - novembro de 2013

Página inicial do site Help RPG. Seguindo a mesma linha de idéias de suas versões anteriores, o site apresentava geradores para itens e fichas. As únicas novidades na época foram o gerador de histórias e o gerador de monstros. Ambos eram bem legais de se utilizar.

A um tempo atrás eu tinha registrado este domínio e havia deixado-o parado. Contudo eu acabei resolvendo em deixa lo ativo como site principal. Através dele o usuário pode ter acesso as principais ferramentas que desenvolvi junto a uma gama de informação como classes de prestígio para sistema d20, histórias especializadas de personagens, contos, videos e entre diversas coisas interessantes. Para não perder a prática... segue o print do nosso atual site!

Página inicial do blog do Help RPG em wordpress. Embora o blog lá tenha as suas atividades encerradas, ele ainda se manté online. - abril de 2015



Este blog ficou sendo como a página atual do Help RPG por algum tempo. Hoje este site é apenas uma ponte que leva o usuário para as ferramentas do RPG.

ATUALIZAÇÃO! 04/03/2016


Continuando este post que na minha opinião é um dos mais legais que já escrevi rsrs, apesar de eu não ter imagens, antes de lançar o Help RPG como um blog pelo wordpress, eu tentei criar uma versão em wordpress do help RPG que fosse um blog e que ao mesmo tempo pudesse oferecer os utilitários que eu havia desenvolvido. Como as coisas não ficaram do jeito que eu gostaria que ficasse, preferi ficar com a versão gratuita do wordpress enquanto desenvolveria uma nova versão do site de forma independente do wordpress.

Apesar de eu já ter registrado o domínio do helprpg.com.br em 09/12/2013, o site do Help RPG só deu as caras em 27/01/2016. Veja o print desta versão:

Versão do Help RPG pelo domínio helprpg.com.br. - janeiro de 2016
Versão do Help RPG pelo domínio helprpg.com.br. - janeiro de 2016
Nesta versão as pessoas podiam se cadastrar no site e criar suas próprias fichas de RPG, aventuras, contos, itens e etc.

O objetivo principal era formar um grande repositório de arquivos para RPG para que todos os jogadores pudessem pesquisar.

Depois de um tempo eu dei uma atualizada neste site e acabei alterando a sua página principal conforme a imagem abaixo. 

Página principal do Help RPG. Nesta página quando você digitava por algo o capo autocompletava para você. - janeiro de 2016
Página principal do Help RPG. Nesta página quando você digitava por algo o capo autocompletava para você. - janeiro de 2016

Além disso foi a partir daí que surgiu a ideia de reunir todos os utilitários em uma só página fazendo como se fosse uma central de utilitários para RPG. Veja o print abaixo.

Página da central de utilitários do Help RPG. - maio de 2016
Página da central de utilitários do Help RPG. - maio de 2016


Este estilo de página listando todos os utilitários do Help RPG é usado até hoje nas últimas versões.

ATUALIZAÇÃO! 20/05/2017


Dando continuidade a postagem mais legal que já fiz (na minha opinião)… Hoje percebi que o atual site já é diferente deste os últimos caracteres que digitei aqui neste post.


Bem, como podem perceber neste post eu venho mostrando a trajetória do Help RPG ao longo da história e só para não perder o costume segue logo um print da versão mais atual do Help RPG.

Página inicial do Help RPG. - maio de 2017
Página inicial do Help RPG. - maio de 2017

Ficou show de bola, não? Eu realmente gostei muito desta última versão. Diferente da última versão (a antiga rsrs) que apresentava uma página de busca, nesta o usuário já tem a sua disposição o ícone de todos os utilitários que se encontra no site.

O painel administrativo foi totalmente reestruturado. Ao fazer login o usuário terá uma interface semelhante a timeline do Facebook onde as últimas postagens feitas por outros usuários aparecerão na tela. Além disso cada usuário tem sua própria página onde ele pode colocar informações sobre ele, páginas de RPG que administra, contatos de redes sociais e entre ouras coisas.

Foram adicionados novas páginas de cadastro como cadastro de imagens descritivas para ajudar na descrição de cenários, locais e até mesmos personagens. Foi adicionado vídeos sobre ambientação como cidades, florestas, músicas de fundo e entre outros. Você também pode criar suas próprias fichas e deixar salva no site. O print abaixo mostra algumas das opções disponíveis para cadastro.

Nesta versão do Help RPG você pode cadastrar o que você cria e aumentar a base de dados para pesquisa no Help RPG.
Nesta versão do Help RPG você pode cadastrar o que você cria e aumentar a base de dados para pesquisa no Help RPG.

São diversas opções de cadastro que mestres e jogadores podem fazer nele.

Esta atual versão é consideravelmente superior a última que foi exibida. Até os utilitários foram reformulados para melhor experiência dos usuários.

Fase obscura

A um tempo atrás o site oficial saiu do ar por problemas financeiros com relação ao custo de hospedagem. Por conta deste problema o Help RPG ficou alguns meses inoperante e desanimado, porém as coisas mudaram quando encontramos um domínio gratuito que pudesse suportar o site do Help RPG.

Para a alegria de todos o Help RPG conseguiu se restabelecer. Apesar do servidor não ser 100% por ser gratuito, mesmo assim já é melhor do que deixar o site inoperante. O atual site ainda mantém o mesmo layout e se encontra no endereço:http://helprpg.netne.net/.

Se um dia as coisas melhorarem, colocarei este site num domínio pago para que os usuários possam criar o seu conteúdo e poder postarem no Help RPG.


ATUALIZAÇÃO! 07/09/2017


Ufa! pensei que nunca ia chegar nesta parte rsrs. Para adicionar esta atualização eu tive de reescrever alguns detalhes dos posts passados ajustando coisas que deixei passar e etc. 

Bem vamos lá!

Desde a última versão onde os jogadores poderiam fazer cadastro no site e publicar o seu próprio material muita coisa mudou, inclusive o próprio site em si. Quando eu fiz a versão anterior eu acreditei que o site ia dar uma alavancada com relação ao seu estado anterior. Infelizmente tudo ocorreu de forma ruim e o site não teve tanta visibilidade quanto eu achei que teria com a nova versão. Desde então uma fase obscura começou a cercar o Help RPG. Como não estava tendo fundos para manter o site no ar, infelizmente tive de tirá-lo do ar e o Help RPG ficou inoperante por alguns meses.

Porém parece que fases ruins são necessárias para te mostrar novos caminhos. Após descobrir um servidor gratuito onde pudesse fazer o site do Help RPG funcionar eu voltei a ter um pouco mais ânimo para fazer as coisas. Apesar de não ser ativo, o Help RPG tinha feito uma conta no blogger que até então estava na inércia. 

Um certo dia eu decidi pesquisar por algum template geek para o blogger e foi aí que encontrei o atual template do Help RPG. Apenas editei as cores, coloquei a logo e aprendi a mexer em algumas peculiaridades deste template. Como eu o achei muito bacana, fiquei super animado e comecei a voltar a postar coisas para o nosso estilo. Logo em seguida eu lembrei que o domínio (nome helprpg.com.br) ainda estava ativo, pois o seu custo é anualmente e não mensalmente como o custo de hospedagem. Foi aí que eu decidi atualizar o nome do blog com o nome do domínio original do Help RPG e a partir daí vocês tem a sua disposição o atual blog que se encontra no print abaixo.

Atual template do Help RPG para o blog. - setembro de 2017
Atual template do Help RPG para o blog. - setembro de 2017
Nesta versão eu trouxe diversas informações para a galera. O foco de conteúdo do help são os utilitários e os artigos sobre dicas para mestres e jogadores. Porém, não da para eu ficar postando conteúdo diariamente somente nestes temas e por conta disso eu tenho de diversificar com diversas outras informações que eu acredito que possa ser útil para algum jogador.

Por conta disso eu adicionai outras categorias ao blog como ferramentas, fichas, bestiário, tabelas de consultas, notícias games, curiosidades e entre outras coisas. Estes assuntos servem para manter o blog em atividade diariamente a ao mesmo tempo servindo com informações úteis para os amantes do estilo. 

Segue um outro print da página do Help RPG.

Blog do Help RPG apresentando informações diversificadas para o seu público. - setembro de 2017
Blog do Help RPG apresentando informações diversificadas para o seu público. - setembro de 2017

A interface deste blog é mais simples que a versão anterior, entretanto sua simplicidade atende todas as minhas necessidades para publicar o conteúdo. Além disso, apesar desta versão ser mais nova que a outra, ela não substitui a versão anterior, ambos os sites estão disponíveis para a galera. Ao final deste artigo eu listarei todos os sites que podem ser acessado ainda.

Recentemente eu atualizei os utilitários do Help RPG e acabei criando mais um novo sites que busca apenas atender seu público com diversos utilitários. Seu nome ficou como Utilitários RPG. Este site é realmente uma super central de utilitários. Nele você pode encontrar de tudo que possa imaginar. Veja abaixo a sua página inicial.


Se liga na quantidade de novos utilitários que você tem a sua disposição. Alguns deles possuem mais utilitários específicos conforme você seleciona um deles para abrir. 

Como vocês podem ver ao lado, caso tenha interesse você pode apoiar o Help RPG através de uma contribuição simbólica. Apesar de gostar do que faço, todas estas ferramentas geram esforço e tempo. Além disso eu gostaria de manter as ferramentas do Help RPG num servidor pago para garantir a qualidade e disponibilidade das ferramentas. 

Lista dos links on do Help RPG:


Utilitários do Help RPGhttp://utilitariosrpg.netne.net/
Site antigo do Help RPG (Permite cadastro de usuários)http://helprpg.netne.net/
Atual blog do Help RPGhttp://www.helprpg.com.br/
Site antigo do Help RPGhttp://helprpg.orgfree.com/
Blog wordpress do Help RPG (Atividades encerradas)https://helprpg.wordpress.com/


Bem pessoal finalizo esta atualização por aqui e até as próximas novidades no Help RPG.

Vlw, Fui!
Informativos 105665423563441350

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Translate

Publicidade

Top 10 da semana

Arquivos do Help RPG

Posts sorteados